Home

A Abordagem Proposta

O Projecto SuGIK propõe numa abordagem inovadora e sustentável de capacitação institucional para um ensino avançado e de qualidade, numa área científica e tecnológica considerada de relevância estratégica para a prossecução das políticas de desenvolvimento socioeconómico em curso em Cabo Verde e Moçambique.

A abordagem proposta visa satisfazer as necessidades do mercado de trabalho em especialistas nas áreas das tecnologias de informação geográfica, mas sobretudo criar as condições interinstitucionais que permitam travar a actual tendência de emigração da mão-de-obra qualificada em áreas consideradas prioritárias ao desenvolvimento, contribuindo deste modo para ampliar os efeitos multiplicadores do projecto através da integração de profissionais qualificados em diversos domínios de intervenção, nos quais os SIG tendem a assumir uma importância crescente.

Ao longo da primeira edição do curso os docentes do ISEGIUNL serão responsáveis pela leccionação teórica e teórico-prática das unidades curriculares que integram o plano de estudos, promovendo, simultaneamente, a formação do corpo docente das duas instituições parceiras e o seu envolvimento num conjunto vasto de actividades, com vista à criação das condições institucionais, administrativas e académicas necessárias à transferência e adaptação dos modelos académico e pedagógico do actual programa de mestrado em Ciência e Sistemas de Informação Geográfica do ISEGIUNL às necessidades locais e regionais.

Esta “passagem de testemunho” será realizada de forma gradual, ao longo das três edições do curso de mestrado, e assentará em critérios de qualidade e na utilização de novos recursos e tecnologias de informação e comunicação, de modo a promover a adequação do projecto de ensino às necessidades e especificidades do mercado de trabalho, em conformidade com as prioridades regionais e nacionais de desenvolvimento socioeconómico.

Através esta abordagem pretende-se assegurar uma efectiva transferência de conhecimentos (nos domínios técnico, didáctico e científico) para as instituições parceiras - pressuposto considerado essencial à sustentabilidade do processo e à evolução e emancipação do projecto de ensino avançado em Ciência e Sistemas de Informação Geográfica na UniCV e na UCM.